Na área ambiental, a Merco Shipping foi responsável pela reestruturação de área de respostas à emergências da Transpetro., incluindo todos seus terminais aquaviários, bases terrestres, oleodutos e gasodutos, além de estabelecer um planejamento para acidentes com as embarcações por ela operada. Estabeleceu o dimensionamento e a especificação técnica de equipamentos e materiais e formou as primeiras equipes para atuar nas emergências ambientais. Em menos de dois anos a empresa, que vinha sendo responsabilizada por grandes incidentes, passou a atuar de forma rápida e eficiente, deixando de ser destaque no noticiário de acidentes ambientais.
A Merco Shipping também foi responsável pela estruturação da área de resposta a acidentes (derrames, incêndios e explosões) de diversos portos e terminais portuários no Brasil.
O sucesso da modelagem de gestão em emergências ambientais serviu de base para o modelo de gestão de segurança patrimonial, contra atos terroristas e descaminhos (ISPS), sendo a empresa uma referência na implantação de projetos de segurança (security) no setor portuário. Nesse segmento, somos especializado no desenvolvimento de:
Mais de uma centena de terminais e instalações portuárias no Brasil e na Europa utilizam os procedimentos, projetos e metodologias estabelecidas pela Merco Shipping.